A camomila é uma planta que tem sido usada há séculos por suas propriedades medicinais surpreendentes. O aroma que tem a camomila é frutado e herbáceo, um pouco doce e de efeito muito calmante.

camomila-beneficios-e-propriedades

Uma substância que ocorre naturalmente na camomila é a cumarina, um princípio ativo que faz possível os seus efeitos de emagrecimento, como anti-inflamatório e como um potente anticoagulante.

A camomila é aplicado ser aplicado na pele para tratar inflamações e doenças da pele.

Muitas pessoas a utilizam para a dor de garganta inhalándola, outros a usam nos banhos para acalmar a inflamação anal ou genital e, por último, é usado em forma de chá para aliviar a dor no estômago, espasmos intestinais e doenças inflamatórias.

Saiba quais são as plantas medicinais mais comuns no Brasil

Ingredientes ativos

As propriedades curativas da planta são as mesmas das flores margaridas, já que contém óleos voláteis (incluindo bisabolol, matricin e óxido de bisabolol A e B), bem como os flavonóides (em particular, um composto chamado apigenina) e outras substâncias terapêuticas.

Benefícios primários

  • Tem um efeito terapêutico, calmante sobre a pele, a mente e o corpo.
  • Alivia os sistemas do corpo.
  • Você pode ajudar a apoiar a função do sistema imunológico.

Benefícios e propriedades e usos da camomila

É usado para tratar feridas e O chá de camomila, que foi usado por gregos, romanos e egípcios como ungüento para as lesões e, assim, acelerar a cicatrização destas.

Ajuda contra a diabetes: Algumas pesquisas demonstraram que a camomila ajuda a pessoas que sofrem de diabetes.

Também ajuda a controlar a hiperglicemia.

Antibacteriano: Os efeitos antibacterianos de ingerir o chá de camomila te podem ajudar a prevenir e tratar constipações. Além disso, protege contra doenças e infecções de natureza bacteriana.

Alivia a dor de estômago: A camomila é excelente para acalmar o estômago, ajudando a relaxar os músculos e o revestimento dos intestinos. A camomila ajuda a uma melhor digestão e até mesmo aqueles que sofrem de síndrome do intestino irritável (SII).

Promove o sono: Entre os benefícios do chá de camomila acalma o sistema nervoso para que durma melhor. Foi utilizado como uma solução para a insônia durante séculos.

Tratamento natural das hemorróidas: O óleo de camomila ajuda a aliviar as hemorróidas.

Luta contra o câncer: É muito provável que o chá de camomila ajuda a reduzir as células cancerosas, embora a investigação ainda está em curso para ver exatamente como a camomila inverte o desenvolvimento celular anormal.

Promove uma pele saudável: Pelo seu efeito anti-inflamatório e anti-séptico, a camomila ajuda no esclarecimento de irritações da pele, tais como eczema, acne e alergias.
A camomila ajuda a superar o desânimo, a decepção, ou desespero, encontrando clareza e ajudando-nos a nos concentrar em coisas que dão sentido à vida e a vida dos outros.

Emocionalmente, a camomila provoca uma sensação de calma e tranquilidade, que, muitas vezes, pode estar intimamente relacionada com a capacidade de uma pessoa para obter a confiança e promover a serenidade em todos os domínios da vida.

Há muitas aplicações para a camomila seca, incluindo tinturas e óleos essenciais, embora o mais fácil e mais utilizada é em forma de infusão ou chá.

Para as doenças do estômago, espasmos musculares, e dormir melhor, use uma colher de sopa de erva seca por cada chávena de água. Despeje água fervente sobre as ervas e deixe esfriar por cerca de 5 minutos. Depois coar e desfrutar.